Estudando Coreano. (Part. 1)

08:20

Os créditos da foto não são meus, eu nem sei de quem é, mas é linda!
Parecia que eu estava sabotando a minha própria vida.
Bom, como já comentei aqui, desde o ano passado eu venho estudando coreano e nesse post vou trazer um pouco sobre como foi o meu primeiro semestre (nível) cursando no Centro Cultural Coreano.

Primeiramente, para quem não conhece, o Centro fica próximo da estação Santa Cecília (linha vermelha), e é realmente muito próximo, em questão de 5 à 10 minutos, é muito bem localizado até. Fácil acesso e fica em uma área gostosa de se apreciar (pelo menos para mim, que não moro lá ou estou acostumada...).

Como fiquei sabendo do

Centro Cultural Coreano?

Bom, eu estava passeando pelos videos no Youtube, sobre Kpop e acabei achando um vlog de uma blogueira (não lembro quem é...) e ela estava mostrando o Centro, falando que cursava coreano lá... Enfim, eu me interesse e fui atrás do site, porém naquela época eu trabalhava como Professora e não podia cursar o nível 1 que era (é) de tarde. Mas assim que sai do trabalho eu já fiquei ansiosa para visitar, fui lá umas 3 vezes para me inscrever (nunca era a hora...) e quando finalmente consegui realizar a inscrição e pegar o material, eu morri de amores e fiquei mais ansiosa ainda.

O curso: duração, custo...

O curso Sejong Hakdang ( 세종학당 ) é gratuito, isento de mensalidade, porém temos uma taxa anual de sociedade com o curso (R$ 25,00 até Janeiro/2017 pelo menos), que nos dá "Livre" acesso as inscrições nos cursos oferecidos lá, assim como acesso a biblioteca. Pagamos apenas o material, 1 apostila (com CD) por semestre, que custa R$30,00 (confirmei essa semana).

O curso é semestral e tem 8 níveis (mas atualmente só temos até o 7º em "operação" - esse semestre não temos o 6º ativo), ou seja, teoricamente são 4 anos de estudo. E coloca estudo nisso. É muito difícil, se você chegar lá achando que vai ser Kpop e doramas para todo lado, você vai dar de cara na parede (muitas vezes!), porque é realmente um curso sério e de muita qualidade, oferecido por professores e profissionais maravilhosos, que estão interessados em ensinar e mostrar não só o idioma deles, como a cultura! É algo difícil, mas apaixonante.

Para o meu pai seriam só 6 meses... Coitado, já estou indo para o 4º nível, ou seja em dezembro completarei 2 anos de matrícula no curso, e não me arrependo e nem pretendo sair. Admito que os horários são um pouco complicados, pois os cursos (em sua maioria) são de tarde. Esse ano eles estão começando a ampliar horários para o sábado, mas ainda é difícil encaixar esses horários com a rotina de quem estagia, trabalha ou estuda... Mas mesmo assim, tem alunos muito interessados. Minha sala mesmo é um exemplo, a gente se desdobra em 20 para se manter no curso, para não faltar (lição nº1: Nunca falte, a menos que esteja "morrendo", porque faltar vai dificultar a vida para entender aquela aula preciosa que você perdeu, vai por mim, experiência própria...). Incentivos não faltam (e são TANTOS, que vou deixar essa parte para um próximo post, ok?).

Nos próximos posts eu irei explicando minha história no Centro, como começou o curso, colocarei minha experiência e dicas aqui... E responderei mais perguntas frequentes do twitter, quando descobrem que eu estudo coreano (quem vê pensa que eu sei falar, que manjo muito... Mas não! Não se iludam, eu estou engatinhando ainda, eu não tiro total proveito do que eles me oferecem lá -sad, but true- então eu estou bem defasada no meu estudo) isso gera estranheza, admiração e muitas dúvidas e curiosidades... 

Para quem quiser mais detalhes do local em si. Deixarei um vídeo (que achei hoje) mostrando o local, do canal Fighting!

Ah e caso tenham dúvidas, deixem nos comentários, que eu vou respondendo com mais postagens sobre o Centro, o curso, sobre minha experiência lá, os desafios... Enfim, vamos trocar figurinha!

Deixarei aqui as redes sociais que eu sigo do centro, e que são uma boa ferramenta para quem se interessa pela cultura coreana e pelo idioma...




You Might Also Like

2 comentários

  1. Me interessei? Sim, achei super legal. Mas é uma pena que eu more em outro estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá moça.
      Desculpe a pergunta, mas de que estados és?
      Bom, se quiser, posso te ajudar com algum material online, aplicativos, dicionários online, e canais que são confiáveis para estudar coreano, assim já é um meio... ♥

      Excluir